O Ginásio II




O ginásio que frequento com alguma regularidade, não tanta como desejava já que sou forçada a passar grande parte do meu dia a trabalhar, tem um ambiente fantástico e promove constantemente ações de motivação extra aos seus utilizadores. Provavelmente não é muito diferente dos outros bons ginásios, mas é o “meu” ginásio e só por isso já é especial.

Para além da variada oferta de aulas de grupo, de planos individuais de treino adaptados a cada um em função dos seus objetivos e condição física, de treino personalizado, de serviços de parceria nas áreas da estética, bem estar e nutrição, no ginásio estão sempre atentos às necessidades e desejos dos seus sócios e da população em geral, introduzindo novas modalidades e aulas destinadas a crianças e jovens que, não tendo idade recomendada para a frequência de ginásio, adoram poder fazer parte deste mundo encantado onde os seus pais, mães e irmãos mais velhos vão estoirar as energias que sobreviveram a um dia de trabalho, mas de onde vêm, surpreendentemente, revigorados.

Outra situação que nos motiva fazendo-nos sentir pessoas muito importantes (VIP’s) no ginásio é o facto de termos constantemente paparazzi à nossa volta tentando captar o melhor de nós. A qualquer momento poderemos aparecer nas fotos ou vídeos das aulas e treinos no Facebook ou no Instagram do ginásio, o que, não só é uma boa promoção ao próprio ginásio, tendo-nos como protagonistas, como origina que nos esforcemos por fazer os exercícios de forma exemplar e preferencialmente sem pausas para “respirar”, afinal ninguém quer fazer má figura nas Instantstories! Era um fiasco cibernético se fossemos apanhados em vídeo precisamente nos únicos 2 segundos da aula em que fizemos uma minúscula pausa para recuperar o fôlego.

O ginásio é um local que promove o divertimento enquanto nos arrasa o corpo todo. É uma montanha russa de sensações contraditórias, de dor, cansaço, luta, desespero, superação, alegria, bem-estar, prazer, euforia e muito riso, o que nem sempre ajuda à eficácia pretendida… quem é que consegue fazer várias séries de remadas em TRX se fica sem forças por desatar a rir às gargalhadas ao ver na sala ao lado os colegas do Cycling esbracejando numa animada e coordenada coreografia de uma música do Tony Carreira?!

A jovem equipa do ginásio, tem uma energia contagiante e está sempre disponível para fugir às rotinas e criar momentos únicos. Sejam os dias temáticos em que estoicamente vão trabalhar mascarados e de caras pintadas, incentivando-nos a fazer o mesmo, sejam os concursos fotográficos a propósito de dias especiais, como o dia do amigo ou o dia do sorriso, ou sejam os desafios quinzenais propostos a todos os sócios que pretendam participar e conhecer os seus limites, superar-se, superar os outros, ou que simplesmente pretendam submeter-se a um doloroso e humilhante estado de desespero e exaustão em que o arrastar-se e conseguir acabar o desafio já é uma vitória.

Mas a maior motivação, para além do agradável convívio proporcionado, da simpatia de toda a equipa que sabe o nome de todos os sócios, do prazer masoquista que encontramos em nos sentirmos de rastos num banho de suor, é sentirmo-nos melhor, muito melhor, com mais força, resistência, energia, flexibilidade, com melhor postura, com mais foco e equilíbrio, tanto físico como mental. É sentirmo-nos poderosos e leves, não apenas na balança, mas aquela leveza que nos leva a acreditar que somos capazes de vencer os mais incríveis desafios…. Isto até aceitarmos o desafio de maior número de calorias perdidas em 2 minutos na airbike!

3 comentários:

Chá, café...ou um copo de vinho tinto

  Ouvi o silvo da chaleira ao lume, a água fervia, o chá ficaria pronto num instante… Mas não tenho por costume fazer chá, nem oferecer ch...